logo RCN
Notícias

Prefeitura realiza ação educativa voltada para os ambulantes da região Central

  • SECOM PMJ -

Começou na manhã de terça-feira (28/9) uma ação educativa da Prefeitura de Joinville com o objetivo de orientar vendedores ambulantes sobre as etapas do processo de regularização da atividade. Até quinta-feira (30), servidores da Secretaria da Assistência Social (SAS) percorrerão a região Central, informando os ambulantes para comparecerem, na sexta-feira (1º/10), na praça Dario Salles, para o Mutirão de Regularização.

Na sexta-feira (1º/10), a Secretaria da Assistência Social, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama), a Vigilância Sanitária e a equipe do Espaço do Empreendedor vai oferecer atendimento aos ambulantes.

"A Prefeitura avaliará se o que a pessoa vende ou pretende vender é possível regularizar - até para orientar, porque às vezes o cidadão não sabe. Se estiverem com a documentação em dia e se forem produtos que procedem, já podem se regularizar ali mesmo. Quem não tiver nada em mãos, será orientado sobre quais sãos os documentos necessários", diz a secretária da SAS, Fabiana Cardozo.

A SAS também está explicando aos ambulantes os serviços oferecidos, como CadÚnico, o encaminhamento para o mercado de trabalho e a formação e qualificação profissional.

Altamir Carvalho, 49 anos, foi um dos ambulantes abordados pela SAS, nesta terça-feira. O vendedor de panos de pratos e toalhas comemora a chance de regularizar sua situação.

"Há muitos anos esperamos por essa regularização. Nós não queremos trabalhar ilegalmente, queremos estar dentro da lei e não desejamos bater de frente com as lojas. Os nossos produtos são diferentes e a população gosta deles", afirma o vendedor.

Antônio Burbela de Oliveira está há 40 anos vendendo pipocas no Centro de Joinville. Ele também elogia a iniciativa que ocorrerá na praça Dario Salles, na sexta-feira.

"Pretendo legalizar meu ponto e trabalhar só até o ano que vem, quando completo 75 anos de idade. Depois me aposento", planeja Antônio.

Os ambulantes interessados em se cadastrar, durante o mutirão, devem levar documento de identificação, comprovante de residência e carteira de saúde ou documento equivalente.

IMA divulga vencedores do 22º Prêmio Fritz Müller Anterior

IMA divulga vencedores do 22º Prêmio Fritz Müller

Rua Inácio Bastos precisará ser totalmente interditada durante a tarde desta segunda Próximo

Rua Inácio Bastos precisará ser totalmente interditada durante a tarde desta segunda

Deixe seu comentário